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UxAgile. Em busca da integração perfeita

Neste artigo aqui, (recomendo ler o post dele antes para entender o meu) o Antônio Carlos fez uma série de observações e comentários pertinentes sobre a experiência dele com Agile Ux, mas, surgiu uma série de dúvidas. Postei as dúvidas no site dele, mas como o post é mais antigo, ainda não tive resposta. Resolvi então postar minhas dúvidas aqui, já que pensei que ,talvez, alguem possa ter experiências parecidas e me ajudar a esclarecer estas e outras questões relativas a Ux. O comentário foi o seguinte: vocês tem algo como o “ciclo zero”? Onde teoricamente sao definidas estratégias do produto, quem são os usuários, necessidades, etc? Pelo que li sobre a sua experiência você conta sobre o ciclo 1 em diante. Ja li em outros artigos sobre Ux em ambiente agil (como este do D. Norman: http://www.uigarden.net/english/why-doing-user-observations-first-is-wrong), que nesta etapa entrariam pesquisas com usuários, identificação de ideias, necessidades, etc, mas este ciclo é antes do "sinal verde", como vc mencionou acima. Como você vê a participação de designers nesse ciclo zero no ágil? E mais uma outra dúvida: me parece que o UED é responsável pelo desenho (desenho visual e de arquitetura) e implementacoes da interface, mas a equipe aplica tecnicas de validaçao com usuarios, como testes rapidos de usabilide, etc? Como fica a questão do feedback do usuário? Ainda tenho muitas dúvidas em como integrar o processo de design centrado no usuário ao processo ágil, de uma maneira efetiva (mantendo os principios ageis) sem perder tecnicas importantes para Ux, como testes com usuários, pesquisa estratégica, etc. E  aí, alguém tem alguma esperiência semelhante? Ou idéias, ou sugestões, ou respostas, ou perguntas sobre isso? ;-)

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