top of page
  • Foto do escritorkarinedrumond

Usabilidade e Simplicidade na web

Outro dia li um post no UxP (User Experience) que me fez pensar sobre simplicidade na hora de ouvir música na web e me lembrei de dois sites que se contrapõem quanto a isto: Last FM e SeeqPod. Enquanto no primeiro você pode desde ouvir um trecho de uma música até conhecer comunidades inteiras que também apreciam a mesma música que você, o segundo, O SeeqPod privilegia poucas funcionalidades, se concentra na simplicidade de objetivos e de interação. Pelo menos é a impressão que tive quando o conheci. Quais são os princípios básicos de Interação relacionados ao SeeqPod SeeqPod x Simplicidade O prazer de usá-lo, na minha opinião está na simplicidade do propósito: buscar uma música e poder ouví-la inteira. Poderia dizer que é simples mas não simplório. Eu posso ouvir a música e decidir se também quero ver o vídeo ou salvar na minha playlist para poder ouví-la depois, ou seja funcionalidades, que na minha opinião se completam. Eu não preciso mais do que isto, por isto gosto dele, me satisfaz. Quando preciso de informações mais completas sobre artistas ou quando quero descobrir músicas e gêneros novos, aí sim, vou no LastFM.

A primeira tela do SeeqPod contempla dois princípio básico de Interação que é o de Restrição (D. Norman): O sistema deve limitar/simplificar a quantidade de ações possíveis para diminuir a chance de erro. E o princípio da visibilidade (tornar óbvio o funcionamento). A caixa de busca é o elemento em maior destaque dentro da composição e do lado dele apenas dois botões (procure ou descubra). Mesmo que a princípio o usuário não saiba a diferença entre os botões a chance de erro é diminuída. Facilidade de Uso x Aprendizagem Uma hipótese que me ocorreu usando o site foi a de que ele seria fácil de usar, porém possuía alguns problemas que o tornavam o seu aprendizado um pouco mais complicado. A hipótese tem se confirmado quando passei a observar pessoas usando-o. Ontem, mesmo, quando meu namorado foi buscar uma música, observei alguns problemas que listo a seguir.

figura 1

figura 2 Visibilidade, Mapeamento e Feedback Após ele ter digitado o que queria na busca, o resultado apareceu no lado esquerdo (figura 1) . Ele entendeu que deveria adicionar a música a lista da direita (não percebeu que poderia ouví-la, sem a necessidade de incluí-la na playlista da direita, apenas clicando no ícone redondo) e começou a procurar uma maneira de fazer isto, tentou arrastar, clicar em cima do título da música, tentou a opção "options" sem sucesso, até que por fim, testou clicar no ícone de setinha verde (que é a ação correta) (figura 2). No entanto o sistema não respondeu com feedback à sua ação, e ele clicou na setinha umas 5 vezes. Ou seja a música foi incluída ao final da lista à direita, mas ele teria de rolar a barra de rolagem para descobrir que a música tinha sido incluída 5 vezes. Só neste exemplo, três problemas de interação ocorreram: O sistema não deixou claro qual a ação correta que ele deveria executar, não informou o status do sistema, não emitiu feedback e não estava compatível com o modelo mental do usuário (quando ele quis adicionar a música a playlist ao inves de clicar no ícone, já que o que ele queria era apenas ouvir a música). Outro problema de design que prejudica a interação é a barra de rolagem cinza a direita. Ela é muito clara e de difícil operação. A listagem poderia correr mais solta pela altura da página. Bom, um ponto positivo, é que tenho percebido alterações no design deles para melhorar outros pontos de interação, como por exemplo, a identificação do que é vídeo, do que é audio e página web. Através de ícones e mecanismo de filtro na listagem dos resultados. Espero que eles consigam manter com o tempo o propósito de simplicidade, sem o acréscimo de funcionalidades desnecessárias e melhora destes probleminhas que comprometem o uso e o aprendizado do sistema.

0 visualização0 comentário
bottom of page