top of page
  • Foto do escritorkarinedrumond

Tá dificil interagir com a tv!


Compraram um Tv Lcd nova la para a sala! Legal... como estava sem "antena" (que coisa mais antiga) e sem o aparelhinho digital (que custa ainda quase metade do preço da tv), fui testar a configuração, interaface de tela, controle... essas coisas que só mesmo uma designer de interação para ter paciência e curiosidade para isso .... Bom a primeira tela foi esta "coisa" aí de baixo:

E as perguntas e observações, dentre várias, diante destas telas, são: • Porque ainda (em tempos de tv digital e consequente aumento da interatividade tv - usuário) essas telas ainda tem esta cara de "sistema feito-para sitema-para-niguém mais entender"? • Dentre vários consigo citar rapidamente alguns problemas gritantes de usabilidade:

1- Os ícones, muito mal desenhados, são quase que dispensáveis já que não dizem quase nada;

2- A linguagem é claramente orientada ao sistema e não ao usuário, além de ser mista; uma hora é inglês outra português.

3- A indicação da forma de interagir com a interface não é clara (clicar na setinha da direita do controle para ativar uma tela, clicar no botão "confirmar" no controle).

4- A indicação que aparece na tela, também não ajuda muito. Esta forma de interagir (atraves do controle) definitivamente não tem um bom mapeamento (exige um esforço grande cognitivo para "decorar os comando"), exige muita "tentativa e erro"O Controle Remoto O controle merece quase que um post específico, pois existem várias perguntas. • Porque os controles não podem ser mais divertidos? • Este controle por ex, possui vários problemas de usabilidade:

1- Linguagem voltada para sistema;

2- Muito grande e pesado. Para ativar os botões das "pontas" você tem que ficar deslizando a mão para lá e para cá, o que além de "chato" pode fazer com que ele escorregue da mão (o que já vi acontecendo inúmeras vezes)

3- Muitos comandos. Quantos comandos você relamente usa em um controle de tv?

4-E se ele for usado no escuro? Não dá para enxergar nada!

5- O material não é apropriado para queda (o que mais cai na minha sala é o controle remoto, e na sua?)Conclusões • As interface definitivamente não é projetada centrada no usuário • Não existe preocupação alguma com a comunicabilidade, usabilidade e acessibilidade; • Uma pesquisa sobre o tema poderia render boas soluções • É preciso repensar o estilo de interação atual • Não é pensado no contexto de uso real das pessoas no dia a dia. Em que a tv digital pode influenciar nestes novos estilos de interação?

obs.: este post me lembrou sobre os guidelines que o Nielsen fez para Interface de filmes DVD e que eu vi em um post que o Fabricio, meu colega na Latitude, fez.

0 visualização0 comentário
bottom of page