top of page
  • Foto do escritorkarinedrumond

Sua idéia cola?


Afinal de contas por quê é que algumas idéias pegam e outras não? Você é designer? desenvolvedor? webdesigner? trabalha com tecnologia? Então você já teve pelo menos uma "idéia genial" para um novo produto "de sucesso". Certo? Pois então, você como eu, sabe muito bem como é o mundo das idéias: imprevisível... Será? Idéias, geram mais idéias, e construir uma idéia leva tempo, esforço, trabalho, e trabalho duro, muito duro, e uma hora você vai questionar uma coisa que quando a idéia veio a sua cabeça, parecia impensável: Essa idéia é boa mesmo? realmente boa? Vale a pena investir? Ela pega? Chip Heath e Dan Heath estudaram a fundo o mundo das idéias e chegaram a alguns básicos princípios do misterioso mundo das idéias que colam e tentaram responder a pergunta- Afinal de contas por quê é que algumas idéias pegam e outras não? - e escreveram um livro realmente muito bom: Made to Stick (Idéias que colam). Incrivelmente, os princípios apontados no livro são altamente "colantes" e me fazem relacionar diretamente com os princípios do mundo da usabilidade e do design de produtos interativos. São daqueles tipos de conceitos que parecem universais e que se relacionam com outras coisas no mundo, a verdade é que cada vez mais chego a conclusão de que estamos sempre falando das mesmas coisas mas em contextos diferentes. Você irá entender melhor quando souber de que princípios estou falando, e aí estão: (São seis)
  1. Simplicidade: como focar na essência de uma idéia sem transformá-la em algo sem sentido.

  2. Surpresa: como conseguir atrair e manter a atenção das pessoas?

  3. Concretude: como ajudar as pessoas a compreender e se lembrar da sua idéia por muito tempo?

  4. Credibilidade: como você leva as pessoas a acreditarem na sua idéia?

  5. Sentimentos: como você leva as pessoas a se importarem com a sua idéia?

  6. Relatos: como você leva as pessoas a agir de acordo com suas idéias.

Idéias que colam, são idéias que além de bem compreendidas por um público, são também capazes de motivar um comportamento. Agora leia de novo substituindo a palavra "idéia" pela palavra "software" ou "produto"
  1. Simplicidade: como focar na essência de um produto sem transformá-lo em algo sem sentido.

  2. Surpresa: como conseguir atrair e manter a atenção das pessoas?

  3. Concretude: como ajudar as pessoas a compreender e se lembrar de seu produto por muito tempo?

  4. Credibilidade: como você leva as pessoas a acreditarem no seu produto?

  5. Sentimentos: como você leva as pessoas a se importarem com seu produto?

Produtos interativos que colam, são produtos que além de bem compreendidas por um público, são também capazes de motivar o uso. Certamente, estarei bastante empolgada com as idéias do livro, e postarei muitas das conclusões por aqui, então, aguradem.
0 visualização0 comentário
bottom of page