top of page
  • Foto do escritorkarinedrumond

Mais poder aos designers: Design thinking em projetos de inovação

Thinking like a designer can transform the way you develop products, services, processes—and even strategy - Tim Brown

Design thinking

Tenho visto muito este termo. Faz um tempo que tenho refletido sobre a atividade de design e Design Thinking vem resumir as muitas discussões (produtivas) que temos tido entre os meus colegas - user experience, human-cetered design, genius design, interaction design, interface design, seria tudo simplesmente Design? O que tem por trás de todas estas atividades? Todo designer é design thinker? Não necessariamente.

Design Thinking é a peça que faltava do grande quebra-cabeça. Aquela que faz tudo fazer mais sentido. Tendo a acreditar seriamente na importancia e poder deste termo.

Segue abaixo, um resumo de trechos do artigo do Tim Brow da IDEO, que inspirou este post.

Design Thinking é uma metodologia que engloba as atividades de inovação com foco no design centrado no usuário. Pensar em Inovação potencializada por um entendimento do que as pessoas querem e precisam em suas vidas, o que elas gostam ou não gostam na forma como um produto é feito, embalado, divulgado, vendido e suportado. Combinação entre o que é tecnologicamente possível e sensibilidade para captar as necessidades e desejos reais das pessoas. Adicionado a uma visão do que é viável economicamente.

Mudança na abordagem

Designers com este tipo de abordagem, que antes ganhavam a tarefa de "embelezar" , tornar uma idéia ja concebido em um produto atrativo, hoje participam das desisões estratégicas da criação do produtom na concepeção de produtos que irão atender as necessidades das pessoas.

Mantra

Observar o estado atual (como as pessoas realizam a tarefa hoje) > identificar problemas > encontrar soluções > testar soluções.

Como fazer o Design Thinking parte da metodologia de inovação

1) Comece do começo

Envolva designer thinkers desde o início do processo de inovação, antes das decisões serem tomadas. Designer thinkers irão ajuda-lo a explorar mais idéias e mais rápido que outros fariam.

2) Assuma um "human-centered approach".

A inovação deve ser pautada em comportamento, necessidades e preferencias humanas. Inclua um tempo para pesquisa - observação direta de pessoas para capturar insights que irão produzir inovação que melhor refletirão o que os consumidores desejam.

3) Teste o mais rápido e sempre que possível

Prototipe e teste rápido, de forma ágil, o quanto antes você prototipar e testar mais cedo terá feedback dos usuários e mais cedo irá evoluir a idéia.

4) Procure ajuda externa

Expanda o ecosistema da inovação procurando por oportunidades de co-criação com consumidores e clientes. Envolva-os no processo.

Profile da personalidade do Design Thinker

Empatia

Conseguem imaginar o mundo sobre multiplas perspectivas. Tendem a ter naturalmente uma abordagem "peopple first" e podem imaginar solucões inerentemente desejáveis pelas pessoas. Excelentes designers observam o mundo em detalhes, notando coisas que outros não notam e usam insights para inspirar inovações.

Pensamento integrado

Eles não somente se baseiam em processos analíticos mas também exibem abilidade de ver todos os aspectos importantes - estes muitas vezes até contraditórios de um mesmo problema e criar soluções criativas que irão dramaticamente melhorar uma alternativa.

Otimismo

Assumem que não importa o quão desafiante e cheio de limitações um problema pode ser, existe, pelo menos uma solução melhor do que a que já existe.

Colaboração

A crescente complexidade dos produtos, serviços e experiências tem substituído o mito do genius solitário criativo por uma realidade mais interdisciplinar e mais colaborativa. Design thinkers geralmente são pessoas com experiência em mais de uma área difentes, por ex. "antropologia e desig", "engenharia e marketing", "design e psicólogia", etc...

...

As pessoas já satisfizeram a necessidade por abundância. Agora procuram por coisas que sejam mais significativas. Esperam por produtos que satisfaçam necessidades emocionais, por experiências mais sofisticadas.

Esta Idéia irá crescer e ter importância ainda maior no futuro. (Daniel Pink).

Livros de Referências:

A Whole new mind. Daniel Pink.

The opposable mind: howsuccessful leaders win through integrative thinking, Roger Martin

0 visualização0 comentário
bottom of page