Sedução de um produto é igual em um relacionamento:
Existe a sedução inicial, a promessa... mas se a promessa não é cumprida = Decepção, frustração.
Segundo Nathan Shedroff e Julie Khaslavsky o segredo para a longevidade de um produto é a sedução. Mas não adianta seduzir só no inicio, é preciso estabelecer uma relação de sedução durante o tempo, durante o uso, que, de certa forma, é o mais difícil.
Prometer + cumprir + surpreender = produto de sucesso.
O Iphone é um exemplo de sedução de sucesso, além de possuir os 3 níveis do design emocional de D. Norman, a saber: visceral, comportamental e reflexivo, ele não só faz a promessa, mas cumpre sendo fácil e agrável de usar e surpreende, supera expectativas.
Os 3 níveis do design do Iphone: Design visceral : cores, volume, textura, brilhos, toque.
Design comportamental: a boa usabilidade, navegabilidade.
Design reflexivo: é o que ele representa socialmente, psicologicamente para quem o possui.
"Make something consciouly cute where cuteness is extraneous, irrelevant to the task, and you get frustation, irritation and resentment". D. Norman, Emotional Design.Quantos objetos sobrevivem ao tempo? Quantos continuam seduzindo e sendo prazerosos?