top of page
  • Foto do escritorkarinedrumond

Documentário sobre o cérebro

Documentário interessante do History sobre o cerébro humano: http://www.megavideo.com/?d=PJ8BJ293

Pontos interessantes:

SISTEMA LÍMBICO Sistema límbico controla as emoções

MEDO

Medo é um mecanismo de defesa. É possível treinar ou desenvolver o cerebro para controlar o medo. Estudos da neurociência tem ajudado a marinha a melhorar seus treinamentos por causa do estudo sobre o medo. Aprendizes da marinha passam por um treinamento do medo. Entre 100 cadidatos que passam pelos treinamentos, apenas 20 passam de fase. Eles usam um treinamento para controlar de resistência mental que passa pelAs seguintes técnicas:

  1. Visualization - visualizar ou ensair uma atividade na sua mente antes dele acontecer de verdade permite que ele se torne mais natural quando for executá-la

  2. Self talk - Em média as pessoas falam consigo mesma cerca de 3.000 palavras por minuto. Se estas palavras forem positivas ao inves de negativas ajudarão a suprimir o sinal de medo enviado pela amigdala.

  3. Metas - estabelecer metas menores para atingir objetivos ao invés de uma meta grande apenas permite que a amigdala mantenha o cerebro em controle

  4. Controle da excitação - técnicas de respiração. Respirar lentamente de propósito combate alguns dos efeitos do pânico.

CÉREBRO PSICOPATA

O cerebro dos psicopatas é diferente de um cerebro normal. Nestas pessoas  não há percepção de certo e errado. Estas pessoas lidam diferente com o que é errado. Para os cientistas a pessoa nasce com uma noção de o que é certo e errado. "50% é genético e 50% ambiental".

PRAZER

O prazer está associado à novidade. Quanto mais nos acostumamos a uma situação menor susbtância do prazer é lIberado pelo cérebro. Por isso a busca pelo novo é constante e natural.

TOMADA DE DECISÃO

"Mesmo em um restaurante há aquelas pessoas que pedem a mesma coisa e outras que pedem sempre um prato novo a cada vez apostanto que irão gostar". Tomada de decisão é como uma digital neural. Especialistas acreditam que o cerebro de algumas pessoas são pré programados para correr riscos maiores que o de outras. A capacidade de lidar com risco é uma característica genética.

As pessoas são coerentes ao tomar decisões. Há até um sistema de computador capaz de prever que opções uma pessoa escolherá. "Mesmo que diferentes parecem que as pessoas possuem uma digital na tomada de decisões".

MEMÓRIA

Não está armazenada em lugar algum, é um sistema em rede intrincado, de fato complexo."Nem os computadores mais velozes chegam a capacidade do cerebro". Tem 10 Bilhões de celulas só no cortex, que é a parte externa. E em um milímetro cúbico dessa parte há mais conexões do que estrelas na via láctea.

Mnemonistas tem uma memória imcomparável com outras pessoas. Num cerebro como este toda a rede neural está voltada para uma só coisa.

Os olhos possuem 200 graus de visão, enviam 72Gb por segundo para o cerebro (18.000 faixas no iPod)

O Hipocampo é chave para sistema de armazenamento e recuperação.

Memoria de fala e linguagem está separado da memória de fatos da vida. (lado esquerdo). Tocar piano, desenhar (lado direito).

PLASTICIDADE

O cerebro muda - plasticidade: criança aprendem liguas e instrumentos com facilidade, o do adulto também muda, quando sofre acidente, com o tempo, é capaz de alterar por causa da plasticidade.

ESPORTE

O desempenho no esporte também dependo do cerebro (50% está ligado ao cerebro). As decisões são tomadas em milésimos de segundos. "Se por um décimo você errar você perde a cesta, é a diferença entre os atletas medianos e os excelentes".

Quanto mais treinamos, mais o cerebelo sabe quais músculos devem ser acionados no momento certo. "A prática leva a perfeição". "São necessárias 10.000 horas de treinos contínuos para se chegar em um nível elevado". Os músculos desenvolve uma memória com o treino

FUTURO

Questões ainda em aberto:

  1. Como a mémoria é armazenada e recuperada?

  2. Porque o cerebro dorme e sonha?

  3. O que é a inteligência?

  4. Por que as pessoas tem talentos?

  5. O que é a consciência?

  6. COmo o cerebro representa o tempo?

  7. Como adaptar nosso cerebro para o século XXI e depois?

0 visualização0 comentário
bottom of page