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Designing for play


Designing producs or services that allow play doesn`t mean designing everything to be a toy or a game, but rather providing the enviromment and menas for users to play with a product or service.... Sometimes we try them just to see how they work. How many times have you pushed a button just to see what it did? - Dan Saffer Este serviço (figura acima) parece ter entendido bem o sentido desta frase do Dan Saffer: Criou um ambiente e uma experência em que ambos, serviço e produto, foram transformado em uma atividade extremamente divertida e prazerosa. E não só para as crianças, percebi que os adultos (principalmente mães, mulheres), também. O artefato e o ambiente todo tem luz própria. Quanto adultos devem ter passado por ali e pensado "Uwau, nos meus tempos de criança, eu iria achar isso o máximo". Trata-se de uma "Máquina fazedora de bonecos", situada nos corredores de um shopping. Não tem criança que resista a tentação de ver o seu boneco "nascer" ao vivo, passando por todos os passo a passo do nascimento, com direito a escolher cor, tipo físico, tipo de enchimento, roupas, conferir o peso, perfume e outros detalhes. O serviço vira uma brincadeira, o visual é de uma grande fábrica, com botões coloridos, relógios, mostradores, tudo grande e ao alcance das crianças. É  realmente simples, genial. Detalhe para os comandos, slides, botões, a criança controla e escolhe o formato do seu bicho peludo.
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