top of page
  • Foto do escritorkarinedrumond

Como matar a criatividade empresarial em 12 passos

Criatividade é essencial para a criação de produtos inovadores, está na base do processo de inovação. E hoje, que empresa sobrevive sem inovação? Sem geração de ideias, não há como inovar, transformar ideias em novos produtos, em melhorias e em novos processos. Mas é também verdade que estimular a criatividade (especialmente dentro de uma empresa) não é lá um processo tão simples. Primeiro porque a criatividade está rodeada de mitos e ideias errôneas a respeito do processo criativo. Esses mitos nos bloqueiam e nos impedem de desenvolver nosso real potencial criativo. Já escrevi sobre os mitos da criatividade em um artigo para Negócio de Mulher e também sobre os 7 habitos para desenvolver criatividade, porém hoje trata-se de outra coisa: atitudes e comportamentos empresariais que podem matar a criatividade. Quer saber quais são? Confira:

  1. Mudar constantemente objetivos ou não possuir um desafio ou objetivo bem definidos. A troca constante de foco é desestimulante.

  2. Alocar pessoas para funções abaixo de sua capacidade ou fora da sua área de interesse

  3. Não oferecer oportunidade para que as pessoas desenvolvam algo de que possam se orgulhar

  4. Não oferecer oportunidade de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional

  5. Possuir procedimentos e estruturas muito rígidas ou burocráticas

  6. Definir prazos irreais ou muito apertados

  7. Manter a equipe sob estresse constante

  8. Ter alta restricão de recursos

  9. Local de trabalho muito formal ou padronizado

  10. Equipes muito homogêneas com pouca diversidade de opiniões

  11. Reagir de forma cética a novas ideias, promovendo o medo de errar

  12. Não proporcionar recompensas para criatividade Manter um ambiente fértil para a criatividade e inovação é o que muita empresa busca. Apesar de muita empresa se dizer "criativa"o que vemos com frequência é justamente uma atitude contrária, como por exemplo local de trabalho estressante, prazos muito apertados ou longas jornadas de trabalho, com pouco tempo para descanso ou pensamento lateral, diversão - atividades também inerentes ao processo criativo. Quais são as atitudes que você vê no seu trabalho que favorecem ou matam a criatividade? Comente! ;) Fonte: livro Empreendedorismo Fundamentos e Tecnincas para Criatividade

0 visualização0 comentário
bottom of page