Buscar
  • karinedrumond

Análise e consultoria de Usabilidade para Podemge


Minha missão: Criar padrões de interface e guias de usabilidade para os novos sistemas da Prodemge.




O DESAFIO

A Prodemge – Companhia de Tecnologia de Informação de Minas Gerais estava passando por um processo de reestruturação e migração dos processos e sistemas internos. O projeto viabilizado por meio de edital, envolveu várias frentes de atuação e uma delas tinha como principal objetivo criar novos padrões de usabilidade e guias de estilo de interação para os sistemas internos.


O PROCESSO

Trabalhei como responsável pelos estudos de usabilidade e criação do Guia de Estilo de Interação e Usabilidade. O processo contou com 3 etapas: pesquisa & imersão, Prototipações e Validações.

Na etapa de pesquisa, passei um período de tempo imersa no ambiente de trabalho da Prodemge, observando usuários, entrevistando colaboradores, líderes e gestores, além de estudar documentos estratégicos para o projeto e participar de reuniões de alinhamento e briefing.




INSIGHT

Nesta fase, descobrimos que havia uma grande resistência inicial, dos usuários, frente às mudanças nos sistemas. Alguns usuários mais antigos, por exemplo, ainda estavam acostumados com interfaces baseadas em comandos de linha de códigos e temiam a mudança na forma de interagir. Também haviam muitas dúvidas sobre a migração de interfaces para o paradigma web.


SOLUÇÃO

Uma solução sugerida foi a criação de um projeto piloto, para a equipe compreender a mudança nos padrões de interface e podermos alinhar as expectativas. A solução foi muito bem aceita e o que aconteceu foi que criamos um redesign de um sistema interno de contabilidade. O projeto foi apresentado e validado por meio de testes de usabilidade. Os refinamentos foram feitos e a equipe aceitou bem as novas propostas.


Resultados

A partir do aprendizado com o projeto piloto, criamos uma série de padrões de interfaces e diretrizes de usabilidade para orientar desenvolvimento dos novos sistemas.

Este projeto piloto abriu caminho para um maior entendimento do processo de Design Centrado no Usuário na empresa e acabou derivando uma realização de um Workshop de Usabilidade para os colaboradores da área de Design e Tecnologia – responsáveis pelos projeto de mudanças.






ENTREGAS: 

• Relatório de Usabilidade

• Manual de Estilo de Interação e Usabilidade

• Criação de Interfaces para padrões e caso de uso principais

• Workshop de Usabilidade e Arquitetura de Informação para equipe


CRÉDITO

Usabilidade, UX, Arquitetura da Informação: Karine Drumond

Design Visual: Equipe Prodemge

Cliente: Prodemge

Parceiro: FIA USP / Arkhi


#usabilidade #UXDesign #Prodemge #GuiadeEstilos

0 visualização

© 2018 karinedrumond.com