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A lembrança é mais importante que a experiência atual

Como designers de interação estamos contantemente preocupados em eliminar confusão, dificuldade, problemas de usabilidade e acima de tudo experiências ruins que os usuários possam ter com os produtos. Don Norman constantemente expande sua visão e trás insights novos, sempre procurando ir um pouco mais além e não é diferente o que ele faz em seu artigo: "Memory Is More Important Than Actuality". O que se segue abaixo é um resumo com trechos tirado do artigo. Life is filled with bad experiences. Not only do we survive them, but in our remembrance of events, we also often minimize the bad and amplify the good. What is it about our experiences that lead us to repeat them - and recommend them - despite the bad parts? Acontece entre nós uma tendência interessante de que quando nos afastamos do envento/experiência nos lembramos dele de forma distorcida e diferente da experiência real, da forma como realmente aconteceu. Somos capazes de diluir ocasionais problemas e realçar e aumentar experiências positivas. São fenômenos conhecidos da psicologia, chamado de "temporal contrual theory" e "rosy remembrance" que suportam a idéia de que elementos afetivos diluem no tempo de forma diferente dos elementos cognitivos. Em outras palavras, somos capazes de nos lembrar das experiências emocionalmente significativas e nos esquecer de alguns problemas de usabilidade por exemplo. Isso significa que devemos parar de buscar a perfeição e nos preocupar com a experiência total que fica na memória. A experiência atual não é mais importante que a experiência lembrada. What matters is the memory of the events. With positive memories, people go back to a website, store, or amusement park, return to Thailand, and recommend products to their friends. Ainda segundo o artigo, existem 3 aspectos que influenciam a experiência, são eles "rosy projection, "dampening" e "rosy retrospection": Rosy projection: “the tendency for people to anticipate events as more favorable and positive than they describe the experience at the time of its occurrence”; Dampening: “the tendency for people to minimize the favorability or pleasure of events they are currently experiencing”; Rosy retrospection: “the tendency for people to remember and recollect events they experience more afeiçoada and positively than they evaluated them to be at the time of their occurrence.” E qual a implicação disso para o design? Design for memory. Exploit it. What is the most important part of an experience? Psychologists emphasize what they call the primacy and recency effects, with recency being the most important. In other words, what is most important? The ending. What is most important after that? The start. So make sure the beginning and the end are wonderful... Acentue o que existe de positivo que o negativo será oprimido. Vale a pena ler o artigo completo: http://interactions.acm.org/content/?p=1226

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